RESUMO
Este artigo tem como objetivo destacar as contribuições do patrono da educação, o pedagogo e filósofo
Paulo Freire, nas questões de enfrentamento ao racismo nas escolas e de como o trabalho pedagógico deve ser diante da realidade dos estudantes, pois esses estudantes precisam ter voz nesse processo. A proposta visa discutir o currículo, ampliar o diálogo e propiciar novas experiências e novas práticas, avaliando se elas contribuem no enfrentamento às desigualdades. Nosso referencial teórico é composto por Freire (1967,1996, 2001, 2004, 2011), Hall (2015), Gomes (2008, 2013, 2017), Arroyo (2013), Candau e Moreira (2013), dentre outros. Foi utilizada a pesquisa participante/pesquisa ação no processo da pesquisa de dissertação do mestrado, base para esse artigo. Consideramos que para o trabalho pedagógico nas escolas, os trabalhos de Paulo Freire são fundamentais e bem relevantes, pois contemplam a busca por igualdade.
Palavras-chave: Ações Pedagógicas. Racismo na escola .Currículo. Paulo Freire.
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Autoras: Dias, Ione Aparecida Duarte Santos – Amorim, Cleyde Rodrigues
One Reply on “Contribuições de Paulo Freire para uma proposta curricular de enfretamento ao racismo nas escolas”
Que legal…!!
Esta foi uma visita excelente, gostei muito, voltarei assim
que puder… Boa sorte..!